Abril terá ‘Bandeira Verde’ de energia; veja como economizar

HomeBahia

Abril terá ‘Bandeira Verde’ de energia; veja como economizar














A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que não haverá cobrança extra nas contas de luz em abril, mantendo a Bandeira Verde. Mesmo sem aumento, os brasileiros podem economizar mais ao adotar um consumo consciente da energia elétrica. Confira as dicas:
























				
					Abril terá 'Bandeira Verde' de energia; veja como economizar



Mais de um mês em ‘Bandeira Verde’, brasileiros podem aproveitar para economiza mais na conta de energia.


Foto: Divulgação









Ar-condicionado e ventilador






O Neoenergia Coelba recomenda que mantenham a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programe o desligamento automático durante a madrugada. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia Inverter, onde há melhor uso do compressor. Outro detalhe importante é conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.










Leia mais:








Após a refrigeração do espaço, o consumidor pode recorrer aos ventiladores de teto, que são mais econômicos, para circular o ar e manter o clima agradável. Quanto maior a velocidade, maior o consumo.










Chuveiro elétrico






Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver ensaboando. Por segurança, a orientação da Neoenergia Coelba é de sempre usar resistências originais, pois as inadequadas podem elevar o consumo de energia e provocar sérios danos à instalação e ao chuveiro, causando risco de acidentes. A troca por aquecedor solar térmico é sempre recomendado.
























				
					Abril terá 'Bandeira Verde' de energia; veja como economizar



Evite banhos longos e tome cuidado com a troca de resistências.


Foto: Canva









Geladeiras






Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira. Deve-se abrir a geladeira o mínimo de vezes possível.









Iluminação natural e uso de LED


É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança, também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolha as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas. O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia.


Segundo a Neoenergia Coelba, possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente.
















				
					Abril terá 'Bandeira Verde' de energia; veja como economizar



As lâmpadas LED são cerca de 40% mais econômicas.


Foto: Canva



















TAGS:




Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS