HomeSalvador

Clareou, É Gol! já modernizou 460 campos e quadras com iluminação em LED

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Com objetivo de fomentar a prática de atividades esportivas e recreativas em horários alternativos, principalmente à noite, a Diretoria de Iluminação (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), intensifica, até o final deste ano, as ações do projeto Clareou, é Gol!. Nos últimos três anos e meio, 460 quadras e campos foram equipados com o que há de mais moderno em iluminação pública, recebendo investimentos de R$22,5 milhões.

Até o final de 2024, mais 85 equipamentos esportivos serão beneficiados pelos equipamentos em LED – refletores, lâmpadas e luminária – oferecendo melhor qualidade de iluminação, aliada ao menor consumo de energia. Além de investir na economia de recursos públicos, o Clareou, É Gol também proporciona segurança e conforto dos soteropolitanos que praticam esportes à noite.

Há cinco anos, o auxiliar administrativo financeiro Rodrigo Alves, 32 anos, joga futebol, após o expediente de trabalho, em campos espalhados pela cidade. Ultimamente, tem se revezado entre o Campo do Marão (Boca do Rio) e a Arena Saboeiro Renato Dantas (Saboeiro).

“Os espaços públicos iluminados nos ajudaram de uma forma grandiosa. Sabemos que a maioria da população carente não tem acesso a campo society pago. Ter espaços públicos de qualidade na cidade, e ainda com essa iluminação, democratiza a prática esportiva. A estrutura é ótima”, diz o usuário.

O diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, afirma que o projeto é uma iniciativa de melhoria de infraestrutura com foco no social e na qualidade de vida das comunidades. “O Clareou, É Gol é a alegria da galera do ‘baba’, mas também a garantia do funcionamento do projeto social da comunidade ou espaço para prática de atividade física das pessoas, ou seja, ele atinge e beneficia a vida de toda a população”, explica.

Obras de modernização – O projeto existe desde 2019, e é elaborado por etapas.  Na requalificação desses 460 espaços, 6.572 projetores foram instalados. Nos próximos 85 a serem modernizados, serão implantados 680 projetores LED, e investimento previsto de R$3,3 milhões.

Praticante e professor de futevôlei, o fisioterapeuta Joaquim Fagundes é frequentador da quadra de areia localizada na Praça do Imbuí. No comando de uma escolinha, utiliza o espaço para praticar o esporte e dar aulas para jovens e adultos iniciantes.

“A iluminação é muito boa, já utilizo essa quadra de areia há alguns anos. Além da escolinha, profissionais de educação física também praticam atividades aqui. É muito bom termos espaços esportivos públicos onde possamos desenvolver atividades, principalmente no turno da noite, horário que para muita gente é a única opção para praticar alguma atividade”, pontua.

COMMENTS