“Educação não é privilégio de rico”, diz Lula ao inaugurar Impa no Rio

HomeBrasil

“Educação não é privilégio de rico”, diz Lula ao inaugurar Impa no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (2/4), da inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também esteve no evento.

Em discurso, o chefe do Executivo disse ter “certa obsessão pela educação” e explicou o motivo. “Fui o único de oito filhos que teve diploma primário e fiz curso técnico, acho que todo filho da pessoa mais humilde tem direito de ter oportunidade de chegar à universidade e ter diploma de doutor. Educação não é privilégio de rico, educação é direito de todos e não é gasto, é investimento, e o Estado precisa assumir responsabilidade”.

A escola, segundo Lula, é também uma forma de combater o negacionismo. “Estamos vivendo momento delicado da história do Brasil, não conheci momento de negacionismo, ódio e fake news como hoje. Se não investir na educação, estamos entregando de graça para os negacionistas, para o crime organizado, os nossos jovens”, comentou Lula.

O presidente ainda chamou o lançamento do instituto de “gol de bicicleta”, por ser o “mais bonito”. “Que sirva de exemplo para o mundo inteiro: o mundo não precisa de mentira, precisa de educação, de engenheiro, psicólogo, filósofo. Não precisa de bandido”, defendeu.

Além de abrir a faculdade, a solenidade marca o começo das aulas da primeira turma do bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.

A seleção dos alunos ocorreu desta forma: 80 vagas foram para medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, de Física, de Química e da modalidade de programação na de Informática. Para os outros 20, houve seleção de acordo com desempenho de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja:

Compromissos no Rio

Lula passará o dia no Rio de Janeiro. Após a inauguração, ele e a primeira-dama Janja Lula da Silva terão um almoço na faculdade e, às 15h, anunciam o começo das obras de limpeza da Baía da Guanabara para o Porto de Niterói.

À noite, o presidente vai para o Circo Voador, na capital fluminense, para o evento de filiação da ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, ao PT.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS