Haddad se reúne com Lula em busca de redução no preço da energia

HomeBrasil

Haddad se reúne com Lula em busca de redução no preço da energia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (1º/4) que sua pasta está preocupada com o custo da energia no país. Haddad e o titular do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estiveram reunidos nesta tarde com o presidente Lula (PT) para tratar da prorrogação de subsídios para fontes de energia renováveis (eólicas e solares).

“Estávamos acertando os termos de uma medida que o presidente vai tomar relativa à compatibilização dos cronogramas de geração de energia eólica e solar com os leilões de linhas de transmissão para atender esses investimentos. Então, foi uma reunião de fechamento”, disse Haddad a jornalistas ao voltar do encontro, que ocorreu no Palácio do Planalto. O titular da Casa Civil, Rui Costa, também participou da agenda.

Questionado se a medida terá algum impacto fiscal, Haddad respondeu negativamente. E completou:

“A gente [Ministério da Fazenda] está envolvido porque a gente está preocupado com o custo de energia. A gente quer gerar energia barata para poder tentar equacionar esse problema que foi sendo acumulado ao longo dos anos”.

O governo petista procura alternativas para baratear o custo da conta de luz no país. Há avaliações de que os preços elevados da energia elétrica, associados à alta nos preços dos alimentos, possam estar impactando a popularidade do governo.

Popularidade em queda: como Lula pretende combater alta dos alimentos

Haddad explicou que já existiam autorizações para os leilões, mas alguns prazos não foram cumpridos em virtude do fato de que não havia licitação das linhas de transmissão. Como esse processo foi concluído agora, será aberto prazo para verificar se há manifestação de interesse.

“É aquela coisa de que os cronogramas de geração e transmissão ficaram descasados”, argumentou.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS