Lei garante abafadores de ruídos em shoppings de Salvador a partir de junho

HomeBahia

Lei garante abafadores de ruídos em shoppings de Salvador a partir de junho

2 de abril de 2024 – Neste Dia Mundial do Autismo, uma importante conquista para a comunidade autista em Salvador: a partir de junho, os shoppings da cidade serão obrigados a disponibilizar abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida, sancionada recentemente pelo prefeito Bruno Reis, visa promover a inclusão e reduzir o estresse sensorial que os autistas podem sofrer em ambientes com muitos barulhos.

Para pessoas com autismo, a experiência sensorial pode ser muito diferente do que para a maioria das pessoas. Sons que para muitos são apenas ruídos de fundo, podem ser interpretados como estímulos dolorosos e causar grande incômodo e desorganização emocional.

Lúcia, mãe de Kleiner, um menino autista de 7 anos, relata os desafios que enfrenta ao sair de casa com o filho. “Muitas pessoas não têm informação sobre o autismo e quando ele tem uma crise, olham para ele com outros olhares”, conta ela.

A nova lei em Salvador representa um passo importante para a inclusão das pessoas com autismo e para a construção de uma sociedade mais tolerante e compreensiva.

Shoppings em Salvador já possuem abafadores de ruído. Foto: reprodução
Shoppings em Salvador já possuem abafadores de ruído. Foto: reprodução

Shopping Salvador Norte já oferece abafadores de ruídos

Um exemplo de iniciativa inclusiva é o Shopping Salvador Norte, que já disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas com TEA. O shopping também oferece uma consultoria especializada em crianças neurodivergentes, com uma pediatra que orienta sobre como criar um ambiente mais acolhedor para essas crianças. O Salvador Shopping também dispõe do mesmo recurso.

A lei entra em vigor em 90 dias, a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

A medida é um marco na luta por uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com autismo.

google newa


Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS