Psol aciona a PGR contra Mourão por elogio ao golpe de 1964

HomeInternacional

Psol aciona a PGR contra Mourão por elogio ao golpe de 1964

Deputados da sigla dizem que o senador enaltece a ditadura militar ao afirmar que a “nação salvou a si mesma” em post no X

Os deputados do Psol Glauber Braga (RJ), Fernanda Melchionna (RS) e Sâmia Bomfim (SP) pediram nesta 4ª feira (3.abr.2024) que a PGR (Procuradoria Geral da República) investigue uma fala do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RJ) de apoio ao golpe de 1964. Eis a íntegra (PDF – 1.022 KB).

No domingo (31.mar), Mourão disse que, “em 31 de março de 1964, a nação salvou a si mesma”. Na data, deu-se início à ditadura no Brasil com o golpe militar, que completou 60 anos em 2024. A publicação do senador foi feita em seu perfil no X.

Os congressistas do Psol afirmam que o ex-vice-presidente da República “exacerbou os limites da liberdade de expressão”. Disseram também que a declaração de Mourão “não se trata de mera conotação de legítima oposição a uma força partidária ou ideologia”, mas representa o “apoio e o enaltecimento” ao regime militar que durou 21 anos. 

No documento, Glauber, Fernanda e Sâmia pedem que a PGR investigue a fala de Mourão. 

Verificadas irregularidades no cumprimento ou o descumprimento dos ditames legais e constitucionais, que sejam tomadas as providências com a respectiva denúncia contra o representado”, diz o documento.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS