Receita recebeu 1/4 das declarações de Imposto de Renda esperadas

HomeBrasil

Receita recebeu 1/4 das declarações de Imposto de Renda esperadas

A Receita Federal já recebeu mais de 10,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, segundo informações atualizadas até as 12h desta quinta-feira (4/4). As informações prestadas ao Leão neste ano são referentes ao ano-base 2023.

O Fisco estima receber 43 milhões de declarações de pessoa física, 4% a mais do que no ano passado.

Dos contribuintes que apresentaram, 80,9% receberão restituição, 11% terão de pagar e um grupo de 8,2% não tem impostos a pagar ou a receber. Do total de declarantes, 39,9% são do sexo feminino. A média de idade é 45 anos.

O prazo final para envio de informações vai até o dia 31 de maio.

Prioridade da Receita

Além das prioridades legais, contribuintes que entregam a declaração mais cedo têm prioridade no recebimento da restituição, se tiverem direito.

O calendário de restituições começa em 31 de maio e se estende até 30 de setembro, distribuído em cinco lotes. Confira:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto; e
  • 5º e último lote: 30 de setembro.

De acordo com o painel de estatísticas da Receita42,9% de todas as declarações entregues foram feitas no modelo pré-preenchido, forma de envio que importa as informações de anos anteriores e também dá prioridade na hora receber a restituição.

Só podem utilizar esse modelo de declaração pré-preenchida contribuintes que tiverem conta Gov.br nos níveis prata e ouro.

A maior parte dos envios já feitos provém do estado de São Paulo, que conta com mais de 3,2 milhões de declarações feitas até o momento.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS