HomeSalvador

Salvador Contra a Dengue: Upinha Periperi inicia atendimentos de síndromes gripais e suspeitas de arboviroses no Subúrbio

Foto e texto: Ascom/SMS

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou a nova Upinha Periperi na manhã desta segunda-feira (1º), para ampliar o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e síndromes respiratórias na região do Subúrbio de Salvador, além de garantir que a população seja assistida de maneira efetiva e ágil. A unidade está localizada na Rua Dr. Almeida, Periperi (quadra de Esportes da Urbis), com funcionamento 24h, de domingo a domingo, e capacidade de atender 150 pessoas por dia, ou seja, 4,5 mil pacientes deverão ser acolhidos por mês.

A iniciativa é parte da mobilização Salvador Contra a Dengue e conta com uma estrutura inovadora e tecnologia de ponta, sendo três consultórios, 13 leitos de observação e um leito de estabilização, sala de medicação, sala de coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo. Também há comunicação visual diferenciada, com informações acerca da dengue e as formas de prevenção da doença, bem como da gripe.

O serviço conta com 21 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, um assistente social, quatro técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, dois ASG (auxiliares de serviços gerais), três administrativos e um apoio operacional.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, acompanhou de perto o início da operacionalização do serviço e destacou o objetivo da SMS em seguir reforçando a rede de urgência e emergência. “Os sintomas são parecidos, então nesse equipamento a gente possibilita assistência clínica e tem, se necessário, uma sala de suporte à vida, ou seja, estamos usando todas as tecnologias e investimentos necessários para dar melhor assistência à população, por diversas regiões da cidade, onde há maior fluxo de pessoas e maior necessidade de fortalecimento do serviço. Essa é mais uma iniciativa da nossa mobilização Salvador Contra a Dengue”, afirmou.

O novo equipamento se junta às Upinhas Barris e Itapuã, inauguradas em 12 e 19 de março, respectivamente. Desde o início do funcionamento, ambas somam 2.251 atendimentos.

COMMENTS