Salvador sedia nesta quinta-feira (18) etapa regional de evento sobre cidades inteligentes

HomeSalvador

Salvador sedia nesta quinta-feira (18) etapa regional de evento sobre cidades inteligentes

Da Redação

Salvador sedia, nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções, o Connected Smart Cities Regional Nordeste – uma edição especifica que contará com toda a estrutura do maior e mais importante evento sobre cidades inteligentes do país. O encontro terá as participações do prefeito Bruno Reis, da vice Ana Paula Matos e de representantes de municípios dos nove estados nordestinos. Na ocasião, serão discutidas as soluções, oportunidades e inovações que estão transformando os municípios do Nordeste em cidades mais inteligentes e conectadas.

A Prefeitura de Salvador é correalizadora do Connected Smart Cities Regional Nordeste, tendo a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) como apoiadores diretos. Esta edição deve receber pessoas provenientes de diversas cidades do Nordeste, inclusive do interior do Estado.

Na avaliação do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, a troca de experiência será o grande mote do evento. “O Connected Smart Cities Regional Nordeste aborda temas que são totalmente aderentes aos objetivos do Plano Diretor de Cidade Inteligentes de Salvador, os quais estão sendo trabalhado no Planejamento Estratégico 2021/2024 da Prefeitura. Uma oportunidade ímpar de trocar experiências com as outras capitais nordestinas”, destaca Samuel.

“É inegável que a tecnologia desempenha um papel crucial no desenvolvimento das cidades, e o Nordeste brasileiro não é exceção a essa regra. Portanto, a obtenção de informações de forma estruturada e a troca de experiências são de suma importância para a administração pública, proporcionando a elaboração contínua de estratégias e políticas públicas mais eficazes para a cidade”, avalia a diretora de Transformação Digital da Semit, Lorena Borges.

De acordo com os organizadores, o Connected Smart Cities (CSC) é reconhecido como o maior e mais significativo evento de negócios e conexões no segmento de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil. Realizado desde 2015, o CSC, idealizado e executado pela Necta, adota um formato de múltiplos palcos, promovendo a integração entre conteúdo de alta qualidade, impulsionando negócios e facilitando o networking, no qual os participantes têm a oportunidade de expandir suas redes de conexão e de compartilhar suas experiências.

Para o diretor técnico da Cogel, Wlader Peres, foi essencial a Prefeitura de Salvador ter investido em recursos financeiros e pessoal para que a infraestrutura tecnológica da administração municipal fosse modificada. “Hoje, temos uma rede de multisserviços segura que provê conectividade de qualidade e interliga os equipamentos municipais, além de uma robusta nuvem urbana capaz de suportar o processamento e armazenamento das bases de dados municipais. Os resultados já podem ser vistos através do retorno que temos dos gestores e da população”, explica.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS