Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

HomeSalvador

Servidores e gestores estaduais se reúnem em Salvador para debater melhores práticas em administração pública

Da Redação

Salvador recebe nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração. Os encontros reúnem mais de 400 servidores públicos de todo o país, incluindo os secretários de administração dos 26 estados e do Distrito Federal, no Hotel Deville, no bairro de Itapuã. A programação conta com palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos para debater o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos estados e trocar experiências.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura do Consad Express e deu as boas-vindas aos participantes junto dos secretários de administração da Bahia, Edelvino Góes, e do Amazonas, Fabricio Barbosa, que também é presidente do Consad. “É a gente poder dialogar e construir propostas efetivas sobre o melhor atendimento às pessoas. Aqui, ao meu ver, não tem outro sentimento que não seja o Estado a serviço da população brasileira, no nosso caso, população baiana. Encurtar os prazos, baratear os serviços, melhorar a relação interpessoal, garantir os direitos do cidadão. Esse evento diz respeito a tudo isso: tecnologia, gestão de pessoas, ambiente de trabalho”, destacou Jerônimo.

O secretário Edelvino explicou que os eventos acontecem simultaneamente para identificar boas práticas em diversas áreas. “Compras públicas, gestão de pessoas, escolas de governo, transformação digital. Temos aqui mais de 430 participantes. Houve até um recorde de inscrições muito acima das nossas previsões, que mostra aí o interesse dos governos estaduais em trabalharem o conhecimento da administração pública, a identificação de boas práticas e replicar esses conhecimentos nos seus órgãos”, detalhou.

Ainda de acordo com Edelvino, a Bahia sedia o evento pelo reconhecimento do próprio Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) às iniciativas de modernização administrativa implantadas ao longo da atual gestão no estado. Visitas técnicas de servidores públicos à Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) e a outros órgãos e espaços vão acontecer durante o evento, para identificação das boas práticas aplicadas.

Fabrício Barbosa falou sobre a expectativa para os dois dias de evento. “A expectativa é muito positiva. As discussões, todas as temáticas de gestão pública, elas vêm se adaptando e vêm crescendo ao longo do tempo. Cada evento desse é importante porque a gente traz novidades, compartilha soluções, compartilha dores e isso aí a gente sempre sai daqui com alguma solução, um encaminhamento, uma diretriz melhor para os serviços públicos do Estado. E a Bahia tem muitos cases positivos, principalmente de transformação digital. Isso aí, obviamente, é um espelho para os outros estados também”, afirmou.

Servidora do estado do Acre, Consuela Araújo, destacou a participação de gestores de outras áreas, além da administração. “É enriquecedor, principalmente para a gente, que veio lá do Acre, que tem se desenvolvido muito nesse quesito de gestão e administração pública. O Consad, como um todo, reúne várias secretarias e é super importante que venham mais congresso como esse”.

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS