Sistema atmosf̩rico faz chover em poucas horas cerca de um ter̤o do esperado para abril РSecretaria de Comunica̤̣o

HomeSalvador

Sistema atmosf̩rico faz chover em poucas horas cerca de um ter̤o do esperado para abril РSecretaria de Comunica̤̣o

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Devido às fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada desta terça-feira (2), os maiores acumulados ficaram, em poucas horas, acima dos 100 mm em localidades como Federação (113,1mm), Ondina (111,2mm) e Campinas de Brotas (104,8mm). A média histórica (Normal Climatológica) para todo o mês de abril é de 284,9mm.

Outros bairros também registraram, no intervalo de 24 horas, significativos volumes de chuvas, como Brotas (99mm), Pituba – Parque da Cidade (92,8mm) e Engenho Velho de Brotas (90mm). Os dados, atualizados às 16h30, são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

As chuvas ocorreram devido à formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na atmosfera e que tiveram origem na região do Recôncavo. O sistema pode durar várias horas e são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo.

“O sistema atmosférico trouxe muita chuva para Salvador se compararmos com a média histórica de abril que é de 284,9mm. Tivemos 107 mm no intervalo de 2 a 3 horas, cerca de um terço do que é esperado para todo o mês. É claro que muita chuva num curto espaço de tempo trouxe muitos transtornos para a nossa cidade como alagamentos. No entanto, Salvador se mostrou preparada nas áreas de encostas, com as contenções, geomantas e limpezas de canais”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Previsão â€“ Para amanhã, quarta-feira (3), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia.

Ocorrências â€“ Não houve disparo de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Também não foi registrada a ocorrência de granizos. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins.

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. O órgão também emite alertas através do celular. Basta enviar um SMS para 40199 e informar o número do CEP de onde reside para receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Texto: Ascom/Codesal

Fonte: clique aqui.

Você gostou desse conteúdo? Compartilhe!

COMMENTS