Tradição e identidade: Jogos Indígenas Pataxó reúnem atletas de oito etnias

HomeBahia

Tradição e identidade: Jogos Indígenas Pataxó reúnem atletas de oito etnias

Equipe da Veracel com lideranças indígenas, na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro

Esta semana está sendo marcada pela expressão da identidade cultural e do orgulho das comunidades indígenas da região Sul da Bahia.

Na segunda-feira (15), foi iniciada a X Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro, e, assim que a edição for encerrada, nesta quarta-feira (17), terá início a XVII Edição dos Jogos Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha, que será realizada até o próximo sábado (20). A Veracel, indústria de celulose com operação na região, é apoiadora de ambos os eventos.

Os jogos, que são reconhecidos como momentos importantes para a afirmação cultural dos indígenas da região, reúnem representantes de oito etnias indígenas da Bahia e envolvem mais de 800 atletas. Arco e flecha, arremesso de takape, luta corporal, zarabatana, corrida rústica de dois quilômetros, corrida de maraká, canoagem, natação, corrida com tora, futebol e cabo de guerra serão as atividades esportivas disputadas na competição.

“A Bahia tem uma das maiores populações indígenas do Nordeste, e os Jogos Indígenas marcam a valorização de nossa cultura, além de fortalecer os laços entre as aldeias, ampliar a solidariedade étnica e de transmitir e facilitar a apropriação de práticas culturais fundamentais para a afirmação da identidade indígena, como o arco e flecha e a corrida de tora”, destaca Zeca Pataxó, cacique de Coroa Vermelha.

União e ancestralidade: Jogos Indígenas Pataxó conectam gerações

“Os Jogos não apenas celebram as habilidades esportivas dos participantes e identificam novos talentos, mas também promovem a afirmação da cultura Pataxó e a preservação de tradições milenares, enquanto celebramos, difundimos e preservamos nossas manifestações culturais milenares”, ressalta Juari Pataxó, presidente do Instituto Pataxó de Etnoturismo da Reserva da Jaqueira.

Veracel: parceira de longa data dos Jogos Indígenas Pataxó

Ao longo dos últimos 15 anos, a Veracel Celulose tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos Jogos Indígenas Pataxó, inicialmente com o apoio para os Jogos da Aldeia de Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália e, posteriormente, estendendo seu apoio também para os Jogos da Aldeia Novos Guerreiros, de Porto Seguro. A companhia também apoia a realização do Aragwaksã, o mais importante festival da comunidade indígena Pataxó, desde sua primeira edição, há 25 anos.

Espírito guerreiro em ação: Jogos Indígenas Pataxó celebram força e tradição

“Apoiar os Jogos é uma forma de demonstrarmos o compromisso da Veracel com a preservação e a promoção da cultura indígena em nossa região, além de comprovar a importância de valorizar e respeitar as tradições dos povos originários do nosso país”, ressalta Alexandre Campbel, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel.

Compromisso com a valorização da cultura indígena

Dentro de seu compromisso com a valorização da cultura dos povos originários — há 34 comunidades indígenas na área de atuação da empresa –, a companhia tem dedicado esforços para fortalecer a educação nas comunidades indígenas, por meio de investimentos em infraestrutura e de doações de materiais educacionais no início de cada ano letivo. Apenas em 2024, a empresa doou kits escolares para 5,4 mil alunos e professores da rede de ensino pública das comunidades indígenas da região.



WhatsApp do Radar News: