HomeSalvador

Patrulha Escolar prossegue com atividades de prevenção e orientação a alunos da rede municipal


Fotos: Lucas Moura/Secom PMS

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal da Engomadeira participaram, na tarde desta sexta-feira (19), de uma atividade lúdico-educacional promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Patrulha Escolar. No foco da discussão, cuidados com segurança, respeito, boa convivência e combate ao bullying.

Na ocasião, os agentes realizaram uma palestra sobre os temas, trabalhando junto aos estudantes a importância de refletir sobre boas práticas dentro e fora de aula. Para a diretora da unidade educacional, Jaciara Nogueira, a parceria é bastante importante diante de dificuldades encontradas envolvendo alunos e familiares.

“Muitas vezes, o papel da família é transferido para a escola. E, por conta disso, precisamos mostrar para essas crianças que é preciso ter respeito com o pai, a mãe, professor, diretor, etc. Aqui, procuramos explicar que bullying hoje em dia é um crime de verdade, e que eles precisam respeitar o outro”, destacou Jaciara.

Miguel Carlos Lisboa, de 9 anos, é aluno do 3⁰ ano e achou a palestra muito interessante. “Gostei muito dessa palestra, porque trouxe muitos exemplos de coisas que eu quero ser e fazer um dia. Eu me inspiro muito nos guardas, achei muito legal a parte da música e toda a atividade”.

A Escola Municipal da Engomadeira é a terceira unidade visitada pela Patrulha neste ano de 2024. No dia 7 de maio, a GCM voltará novamente à unidade para conversar com pais, responsáveis e alunos.

Prevenção – A Patrulha Escolar é um destacamento de agentes da Guarda Civil Municipal em apoio à Secretaria Municipal de Educação (Smed). A unidade é responsável por realizar rondas periódicas nas unidades escolares, promovendo a identificação e prevenção de situações de violência, vandalismo e demais ocorrências que colocam em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar.

Atualmente, o dispositivo conta com 10 viaturas e 40 agentes atuando diariamente à disposição da rede municipal de ensino, realizando palestras educativas e desenvolvendo ações nas escolas com a equipe antibullying. O coordenador do Departamento de Prevenção à Violência (DPV) da GCM, Ubirajara Azevedo, salientou que a Patrulha Escolar abrange muito mais do que a segurança no ambiente escolar.

“Quando necessário, atuamos de forma ostensiva, mas nossa essência é o patrulhamento comunitário, com foco em uma polícia municipal mais próxima da comunidade e incentivando a não violência e a cultura de paz no ambiente escolar”, lembrou.  

Balanço – No ano de 2023, a Patrulha Escolar realizou 9.663 atendimentos, durante 3.079 visitas a unidades da rede municipal de ensino de Salvador. Neste período, foram contabilizadas 80 ocorrências, geralmente manifestadas por meio de depredação do patrimônio, ameaças e vias de fato – relativos a atos de violência debelados pela guarnição.

“Este é um trabalho preventivo, onde o principal objetivo é tornar a convivência dos alunos daquela unidade o mais tranquila possível, através das visitas, palestras, encontros com pais e professores, de forma a minimizar riscos e prevenir problemas”, finalizou Azevedo.

Reportagem: Priscila Machado e Eduardo Santos/Secom PMS

COMMENTS